Oceania

.

.

Formada por uma extensa massa continental e por milhares de ilhas com contrastes físicos marcantes, a Oceania oferece diversas atrações, principalmente nas áreas próximas ao litoral.

O nome do continente é uma homenagem a Oceanus, o imenso rio que rodeava a Terra na mitologia Grega. Oceanus também era um titã que representava o Oceano Atlântico, enquanto Poseidon era o Mediterrâneo.

Durante as Grandes Navegações a Oceania era conhecida como o Novíssimo Mundo. A Oceania é subdividida em Polinésia, Melanésia, Micronésia e a Australásia (região que inclui a Austrália e a Nova Zelândia). Apesar de a Austrália ocupar quase 90% do território da Oceania, a Austrália não é um continente. Nem a Oceania é apenas a Austrália. O continente é formado por 14 países independentes e diversas possessões.

 


Países da Oceania:

Austrália – República de Fiji – República das Ilhas Marshall – Ilhas Salomão – República de Kiribati – Estados Federados da Micronésia – República de Nauru – Nova Zelândia – República de Palau – Papua Nova Guiné – Samoa Ocidental – Reino de Tonga – Tuvalu – República de Vanuatu



Territórios:  

Ilhas Cook – Niue – Toquelau – Ilhas Cocos – Ilha Christmas – Norfolk – Guam – Havaí – Ilhas Marianas do Norte – Samoa Americana – Ilhas Pitcairn – Nova Caledônia – Polinésia Francesa (Taiti, Bora Bora etc.) – Wallis e Futuna