Documentação para Viagem

Autorização para Menores

 

Viagens no Brasil

Menores que ainda não completaram 12 anos necessitam de autorização para viajar sozinhos. A autorização pode ser obtida nos postos do Juizado de Menores em aeroportos e rodoviárias, mediante solicitação de um dos pais, avós, tios ou irmão maior de 21 anos. Os menores que já completaram 12 anos não precisam de autorização para viajar desacompanhados.

 

Viagens Internacionais

Para menores de 12 anos é necessária a autorização de ambos os pais. Se o menor viajar em companhia de apenas um dos pais, a autorização do outro é obrigatória. Quando desacompanhado, o menor deverá ser mantido sob a guarda da companhia aérea, tanto em terra quanto a bordo. Maiores de 12 anos e menores de 18 anos devem apresentar autorização judicial para viajar desacompanhados, um documento dispensável quando o passageiro está acompanhado de um dos pais com autorização do outro. As autorizações, obtidas em postos do Juizado de Menores, devem ser apresentadas em vias originais e com firma reconhecida em cartório.

 

Como tirar seu passaporte

Para informações de como obter seu passaporte em seu estado, acesse o site da Polícia Federal clicando aqui.

 

Que documentos providenciar em uma viagem

 

Viagens no Brasil

O RG (cédula de identidade) é necessário para viagens aéreas em território brasileiro. Além do RG, o Ministério da Aeronáutica também aceita outros documentos de identificação oficiais equivalentes à cédula de identidade.

 

Viagens para países do Cone Sul

O RG é válido para ingresso na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, apresentando bom estado de conservação e tendo sido emitido há no máximo 10 anos. Quem quiser comprar no free shop dos aeroportos destes países deverá apresentar o passaporte.

 

Viagens para outros países da América do Sul

O passaporte é documento obrigatório para viagens aos países da América do Sul, com exceção da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Somente a Guiana exige visto para brasileiros. Para viajar para fora do País é necessário ter passaporte, que é emitido nos postos da Polícia Federal ou nos Correios.

Para tirar o documento deve-se apresentar, RG, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (homens menores de 45 anos), além de preencher um formulário e pagar uma taxa. Com o passaporte, não é necessário levar os outros documentos na viagem. O melhor é deixá-los em casa. A Carteira de Identidade só é válida para entrar em países vizinhos, do Cone Sul.

As crianças também necessitam de passaporte. Para tirá-lo, porém, além do formulário preenchido e do comprovante de taxa paga, têm de ser apresentadas a Certidão de Nascimento e a cópia da Carteira de Identidade dos pais. Além disso, os menores de 18 anos também precisam de autorização dos pais para viajar, mesmo que estejam acompanhados de um deles ou de parentes próximos.

 

Visto

Alguns países exigem vistos de entrada, portanto, antes de marcar a viagem é importante saber se há essa exigência, bem como os documentos necessários e os prazos.

Para entrar em certos países, também é necessário vacinação contra algumas doenças. A BMP TURISMO o orientará sobre isso também.

Para informar-se sobre detalhes de exigências e necessidade de obtenção de vistos para o país para onde deseja viajar, clique na figura abaixo: